top of page

Motivação e Pertinência do Estudo

 

Com a evolução da tecnologia no panorama dos Media, surgiram novos comportamentos no consumidor, pois as redes sociais reúnem amigos, colegas de trabalho e contactos profissionais. As redes sociais estão cada vez mais presentes na sociedade e as organizações têm usado as redes sociais como ferramenta de interação com os seus públicos.
Se analisarmos a sociedade atual, vemos que são visíveis as alterações nos padrões de comunicação, que associadas ao desenvolvimento, cada vez mais veloz, das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), configuraram uma nova forma de sociedade, onde a informação ocupa um lugar de extrema relevância.

 

Com efeito, esta explosão informacional constitui-se no mundo de hoje como um fator fundamental do desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico. Assim, poder-se-á dizer que a literacia da informação se apresenta como crucial para a realização de cada cidadão e para a sua plena integração social.
 

A sociedade coloca-nos atualmente frente à realidade virtual como uma ferramenta múltipla de informação e formação, e por isso, são necessarios preparados para mundo globalizado da informacão, que percebam a infinidade de processos tecnológicos e que saibam da importância da sua ação para a democratização social e combate à infoexclusão ou na promoção da literacia da informação na sociedade.
 

Sabemos que as inovações e transformações provocadas pelas novas tecnologias da informação facilitaram o acesso à informação, proporcionando novas fontes de conhecimento e a utilização de métodos diversos de busca da mesma.
Mediante esta realidade, achamos pertinente o desenvolvimento deste trabalho, que, neste momento, se reverte de uma natureza exploratória, dado constituir um primeiro esforço de investigação realizada no âmbito desta temática.

 


A escolha do tema coincidiu com a vontade de refletir sobre aspetos importantes da sociedade, em constante crescimento e pouco evidenciados no âmbito da perceção dos estudantes Cabo-Verdianos sobre a importância da sua pegada digital na vida profissional futura, porque hoje em dia muitas empresas recorrem à internet, principalmente as redes sociais, o processo de recrutamento dos sues funcionários.



Definição dos objetivos propostos



Procura-se com este estudo contribuir para o crescimento do espaço do conhecimento no campo do uso Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em Cabo Verde.

O estudo não aspira apresentar-se como solução definitiva para os problemas de adoção da web 2.0, mas sim, espera chamar a atenção para factos que podem trazer benefícios a ensino superior de Cabo Verde.
 

Atualmente são muitos os desafios nesse contexto, contudo, surgem algumas interrogações: Qual é importância de pegada digital? Na atual realidade social, a Internet e as novas tecnologias fazem parte  do quotidiano dos jovens Cabo-verdiano? Com que propósitos? Quem, dentro da Ministério Educação, tem representatividade para utilizar as redes sociais de forma institucional? Que novas competências ou perfis profissionais estão a emergir desta situação? Que perfis de utilização entre jovens se podem definir? Que propostas podem ser explicitadas para da Ministério Educação para redes sociais? Que propostas podem ser explicitadas para as escolas?
 

Neste contexto, como principais objetivos deste trabalho definimos:
 

- Perceber se os alunos ao publicar conteúdos em redes sociais têm consciência que essas publicações podem ter impacto na sua vida profissional futura.
 

- Saber se o Ministério da Educação de Cabo Verde tem conhecimento desta realidade dos jovens Cabo-Verdianos e se pretende para fazer a alterar.

 





bottom of page